ENTENDA A FATURA DE SUA CONTA DE ÁGUA


Código Contribuinte
– número de identificação que agiliza o acesso do Saae – via computador – às informações sobre o consumidor, como o nome, endereço completo, categoria da ligação, últimos consumos e possíveis débitos.
Endereço de Ligação – número relacionado à região em que o imóvel está situado, facilitando a localização pelo leiturista.
Referência – mês e ano a que se refere o consumo apontado
Categoria – O Saae de Itápolis possui cinco categorias básicas de ligações: residencial, comercial, industrial, associação especial e associação beneficente.
Consumo - Quantidade de metros cúbicos consumidos no mês.
Período de leitura – período de leitura em que gerou a conta de água.
Classificação – Código identificador da modalidade de entrega da conta: 1 – no próprio endereço da leitura; 2 – em outro endereço indicado pelo consumidor; 3 – via Correios.
Hidrômetro – número de identificação do hidrômetro.
Ocorrência da leitura – código correspondente ao motivo pelo qual a leitura do hidrômetro não pôde ser realizada ou relacionado à irregularidade constatada no medidor.
Leitura anterior e Leitura atual – o Saae facilita ao consumidor a comparação entre o último consumo e o atual, informando as datas e as leituras realizadas.
Descrição dos lançamentos – valores em Reais relativos às tarifas de água e de esgoto e outras eventuais cobranças. Atualmente, o valor da tarifa de esgoto corresponde a 92,5% da tarifa de água;
Vencimento – data em que o pagamento da conta deve ser efetuado. Após essa data, a multa é de 2% sobre o valor total da conta.
Total a pagar – valor em Reais correspondente à soma dos lançamentos.
Consumo dos últimos meses – para que o consumidor controle seu consumo, evitando possíveis desperdícios ou detectando vazamentos.
Código para débito automático – número cadastral que deve ser informado pelo consumidor à instituição bancária no caso de optar por débito automático de sua conta.